SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?Introducción al análisis socio-ecológico a partir del mapeo colectivo del propio territorio: los usos por parte de distintos actores sociales y sus conflictos associados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MENDES, Carolina Borghi; BIANCON, Mateus Luiz  y  FAZAN, Paulo Borges. Interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.815-831.  Epub 30-Sep-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030010.

Evidenciando o conceito de trabalho como categoria ontológica do ser social, e a importância da mediação, necessária à humanização, o presente artigo se caracteriza como ensaio teórico e se propõe a apresentar interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural como fundamentos para o Ensino de Ciências, importantes à objetivação da atividade docente comprometida com o desenvolvimento humano dos estudantes em formação. Partimos do pressuposto de que a função social da educação escolar se concentra na socialização dos conhecimentos clássicos produzidos pela humanidade, sem desconsiderar, no entanto, a qual papel esta serve historicamente para, então, evidenciar a importância do ensino de Ciências que supere as perspectivas naturalizantes de desenvolvimento que o desvinculam da totalidade social, apresentando-o na dialética singular-particular-universal.

Palabras clave : Ensino de ciências; Pedagogia histórico-crítica; Psicologia histórico-cultural; Educação escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )