SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Os conceitos de formação e semiformação de Adorno na análise de trabalhos de conclusão de curso sobre questões sociocientíficas na graduação em PedagogiaPercepção e paisagem no cotidiano de escolas inseridas em paisagens rurais e urbanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

RODRIGUES, Daniela Gureski  y  SAHEB, Daniele. A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.893-909.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040004.

O presente estudo buscou responder à seguinte questão: Qual a relação entre os cursos de Educação Ambiental (EA) oferecidos pela Rede Municipal de Curitiba (PR) aos professores de Educação Infantil (EI) e seus desdobramentos na prática pedagógica junto às crianças? Este estudo foi realizado em 10 Centro Municipais de EI e usou a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação de uma prática de EA para identificar as fontes usadas pelos professores para o planejamento de atividades de EA e descrever os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da prática em EA. Para a interpretação e análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e foram elaboradas duas categorias: a relação teórica e prática na formação continuada, e limites e possibilidades da efetivação da EA na EI. Foi possível compreender que a Formação Continuada precisa propiciar ao profissional da EI momentos de discussão, reflexão e pesquisa.

Palabras clave : Educação ambiental; Educação infantil; Formação continuada do professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )