SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Percepção e paisagem no cotidiano de escolas inseridas em paisagens rurais e urbanasAbordagem histórica do sistema circulatório humano: o valor educativo pelo olhar dos alunos de Ciências Biológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GIORDAN, Marcelo  e  MASSI, Luciana. A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.927-944.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040006.

Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência.

Palavras-chave : Divulgação científica; Gênero discursivo; Cronotopia; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )