SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The magazine Ciência Hoje das Crianças and the route to scientific careers: an analysis of the chronotope of the section “I have read, I read”Nature of Science (NOS): Beyond the “Consensus View” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RIBEIRO, Gabriel  and  SILVA, José Luís de Jesus Coelho da. Abordagem histórica do sistema circulatório humano: o valor educativo pelo olhar dos alunos de Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.945-965.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040007.

A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica que foi implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, na disciplina de Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A avaliação aqui efetuada centra-se na análise do valor educativo da integração da História da Ciência na exploração da temática científica, segundo a perspectiva dos alunos. É reconhecido o valor educativo da abordagem histórica, afirmando-se que a mesma contribuiu para a (re)construção do conhecimento epistemológico sobre a Ciência, para a aprendizagem dos conteúdos científicos e, também, para a formação profissional, consciencializando para a inovação das práticas pedagógicas, e bem como para a abordagem contextualizada dos conteúdos científicos.

Keywords : História da ciência; Sistema circulatório; Ensino de anatomia humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )