SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

RIBEIRO, Gabriel  e  SILVA, José Luís de Jesus Coelho da. Abordagem histórica do sistema circulatório humano: o valor educativo pelo olhar dos alunos de Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.945-965.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040007.

A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica que foi implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, na disciplina de Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A avaliação aqui efetuada centra-se na análise do valor educativo da integração da História da Ciência na exploração da temática científica, segundo a perspectiva dos alunos. É reconhecido o valor educativo da abordagem histórica, afirmando-se que a mesma contribuiu para a (re)construção do conhecimento epistemológico sobre a Ciência, para a aprendizagem dos conteúdos científicos e, também, para a formação profissional, consciencializando para a inovação das práticas pedagógicas, e bem como para a abordagem contextualizada dos conteúdos científicos.

Palavras-chave : História da ciência; Sistema circulatório; Ensino de anatomia humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )