SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The historical approach of the human circulatory system: the educational value in the eyes of Biological Sciences studentsDialogues with mediators in Science Museums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BEJARANO, Nelson Rui Ribas; ADURIZ-BRAVO, Agustín  and  BONFIM, Carolina Santos. Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.967-982.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008.

O objetivo deste artigo é discutir a importância da NOS (Nature of Science) na formação dos professores de ciências e no ensino de ciências em geral. Há uma centralidade acerca dessa discussão, desde que se admite que saber sobre ciência é tão importante quanto saber conteúdos de ciência. Assumimos que a NOS é um conjunto de saberes ou “olhares” metateóricos que trata das várias características da ciência, seja do ponto de vista internalista, seja em seu caráter eminentemente cultural e social. Encontramos em Douglas Allchin e em Derek Hodson argumentos que sustentam o uso da Whole Science em detrimento do uso de listas consensuais, muito mais comuns na formação de professores e no ensino de ciências. Por fim, trazemos um exemplo de uso da Whole Science na forma de uma história ficcional, na qual vários pontos da NOS podem ser explorados para efeitos de seu ensino.

Keywords : Natureza da ciência; Formação de professores; Ensino de ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )