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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BEJARANO, Nelson Rui Ribas; ADURIZ-BRAVO, Agustín  y  BONFIM, Carolina Santos. Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.967-982.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008.

O objetivo deste artigo é discutir a importância da NOS (Nature of Science) na formação dos professores de ciências e no ensino de ciências em geral. Há uma centralidade acerca dessa discussão, desde que se admite que saber sobre ciência é tão importante quanto saber conteúdos de ciência. Assumimos que a NOS é um conjunto de saberes ou “olhares” metateóricos que trata das várias características da ciência, seja do ponto de vista internalista, seja em seu caráter eminentemente cultural e social. Encontramos em Douglas Allchin e em Derek Hodson argumentos que sustentam o uso da Whole Science em detrimento do uso de listas consensuais, muito mais comuns na formação de professores e no ensino de ciências. Por fim, trazemos um exemplo de uso da Whole Science na forma de uma história ficcional, na qual vários pontos da NOS podem ser explorados para efeitos de seu ensino.

Palabras clave : Natureza da ciência; Formação de professores; Ensino de ciências.

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