SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Nature of Science (NOS): Beyond the “Consensus View”The study of the guide for experiments made available in virtual repositories through inquiry-based teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ROLDI, Maria Margareth Cancian; SILVA, Mirian do Amaral Jonis  and  CAMPOS, Carlos Roberto Pires. Diálogo com mediadores de Museus de Ciência. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.983-998.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040009.

Analisamos como a mediação humana ocorre nas visitas monitoradas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), localizado em Santa Teresa, ES, considerando o ponto de vista dos mediadores acerca de seu papel na mediação. Os dados produzidos decorreram das transcrições das gravações em áudio das entrevistas realizadas com os mediadores e dos registros recolhidos durante as observações. Constatamos um forte apelo, por parte dos mediadores, na reprodução do roteiro que o INMA oferece, buscando adaptá-lo à série/idade dos visitantes. O anseio por uma formação adequada ficou marcante durante as entrevistas, talvez reforçado pelo não entendimento do real papel de um mediador de museus. O INMA tem potencial para se tornar um espaço educativo cujos mediadores sejam capazes de atrair e motivar os visitantes. Para tanto, precisam conscientizar-se da importância de sua função social na aprendizagem e de seu papel no desempenho da mediação.

Keywords : Museus de ciência; Mediação humana; Formação de mediadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )