SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Natureza da Ciência (NOS): para além do consensoEstudo dos roteiros de experimentos disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ROLDI, Maria Margareth Cancian; SILVA, Mirian do Amaral Jonis  e  CAMPOS, Carlos Roberto Pires. Diálogo com mediadores de Museus de Ciência. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.983-998.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040009.

Analisamos como a mediação humana ocorre nas visitas monitoradas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), localizado em Santa Teresa, ES, considerando o ponto de vista dos mediadores acerca de seu papel na mediação. Os dados produzidos decorreram das transcrições das gravações em áudio das entrevistas realizadas com os mediadores e dos registros recolhidos durante as observações. Constatamos um forte apelo, por parte dos mediadores, na reprodução do roteiro que o INMA oferece, buscando adaptá-lo à série/idade dos visitantes. O anseio por uma formação adequada ficou marcante durante as entrevistas, talvez reforçado pelo não entendimento do real papel de um mediador de museus. O INMA tem potencial para se tornar um espaço educativo cujos mediadores sejam capazes de atrair e motivar os visitantes. Para tanto, precisam conscientizar-se da importância de sua função social na aprendizagem e de seu papel no desempenho da mediação.

Palavras-chave : Museus de ciência; Mediação humana; Formação de mediadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )