SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Estudo dos roteiros de experimentos disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigaçãoUma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BANDEIRA, Andreia  e  VELOZO, Emerson Luís. Livro didático como artefato cultural: possibilidades e limites para as abordagens das relações de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.1019-1033.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040011.

O livro didático é um artefato cultural, auxilia na prática docente como também traz significados que concernem conhecimentos e valores. O debate sobre as relações de gênero e sexualidade se faz necessário na Educação Básica, e o livro didático serve de subsídio para abordar esse tema, possibilitando a superação da naturalização de aspectos relacionados ao gênero e sexualidade, pautados nas hierarquias sociais heteronormativas e androcêntricas. Destarte, seguida dessas premissas, a discussão desse artigo pauta-se na abordagem teórica de aspectos que, por meio de processos culturais, históricos, sociais e políticos, ancoram as possibilidades e limitações de promover a discussão das relações de gênero e sexualidade nos livros didáticos e no ensino de Ciências.

Palavras-chave : Livro didático; Gênero; Sexualidade; Ensino de ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )