SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The textbook as a cultural artifact: possibilities and limitations to approach gender and sexuality relations in Science TeachingTeaching fractions to visually impaired adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CICUTO, Camila Aparecida Tolentino; MIRANDA, Ana Carolina Gomes  and  CHAGAS, Sinara da Silva. Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.1035-1045.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040012.

Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior.

Keywords : Formação de professores; Ensino de química; Aprendizagem ativa; Ensino centrado no aluno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )