SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4A student-centered approach to teach Chemistry: stimulating active and autonomous student participationInter - and intracollective circulation in the research groups of History of Mathematics Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

COSTA, Ailton Barcelos da; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara  and  ELIAS, Nassim Chamel. Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.1047-1065.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040013.

O estudo teve o objetivo de ensinar frações unitárias e não unitárias para três adolescentes com deficiência visual, empregando tentativas discretas, instruções orais e reforçamento diferencial em um delineamento do tipo A-B com follow up. O procedimento consistiu do levantamento do repertório de entrada, intervenção e sondas de aprendizagem. Na intervenção, empregaram-se materiais concretos e instruções orais com e sem dicas. A manutenção da aprendizagem foi avaliada 30 dias após o encerramento da intervenção. Na linha de base, os participantes identificaram igualdade, diferença e metade de quatro e seis peças. Na intervenção, as atividades relativas à metade/terço/quarto de quantidade superior a dez unidades foram realizadas ao final do período. A verificação da manutenção da aprendizagem foi bem-sucedida para os participantes. A adaptação de materiais concretos e instruções permitiram o domínio de tarefas de produção de frações.

Keywords : Ensino de frações; Deficiência visual; Matemática inclusiva; Educação especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )