SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Inter - and intracollective circulation in the research groups of History of Mathematics EducationThe formative identity of Mathematics Teachers in rural schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUSA, Maria do Carmo de  and  MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Estudo das historiografias de Paul Karlson, Konstantin Ríbnikov, Howard Eves e Bento de Jesus Caraça: diferentes modos de ver e conceber o conceito de função. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.1081-1099.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190040015.

Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos estudos que foram feitos sobre as historiografias escritas pelos autores Paul Karlson, Konstantin Ríbnikov, Howard Eves e Bento de Jesus Caraça. Destacaram-se os modos de ver e conceber o conceito de função dos quatro autores. Tais estudos fazem parte de uma pesquisa de cunho teórico, caracterizada como documental e qualitativa. Consideram que as vertentes historiográficas da História da Matemática descrevem o lógico de fatos históricos que ocorreram em diversos contextos, em determinados tempos e espaços, os quais são sistematizados, de tempos em tempos. Pressupõem-se que, se as historiografias da Matemática abordam a história do conhecimento dos conceitos matemáticos, ao estudá-las, especialmente, aqueles que ensinam Matemática podem delinear alguns nexos conceituais (internos e externos) que compõem os conceitos. No caso do conceito de função, destacam-se os nexos: movimentos irregulares e regulares, interdependência, variação, campo de variação, relações e representações.

Keywords : Movimentos lógico-históricos; Nexos conceituais; Conceito de função; História da matemática; Ensino de função.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )