SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação InterculturalDe que Conhecimento sobre Natureza da Ciência Estamos Falando? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUSA, Jennifer Caroline de. Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20002.  Epub 13-Abr-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200002.

Filmes documentários são frequentemente recomendados como recursos didáticos para aulas de Ciências e Biologia. Contudo, pouco é examinado sobre como essa linguagem audiovisual pode ser explorada na prática educativa dessas disciplinas. Tomando como objetos de análise os documentários Nascido do fogo, da série Galápagos, produzida pela BBC, e Explosão da vida, da coleção Origens da vida produzida pela National Geographic, neste trabalho buscou-se identificar e analisar as concepções de ciência e natureza neles presentes e avaliar potencialidades e limites de seu emprego no ensino de Biologia. A partir da análise do conteúdo verbal dos filmes, observou-se que ambos apresentam uma imagem idealizada da ciência e um senso fortemente estético sobre a natureza. Tais elementos podem fomentar discussões acerca da natureza da ciência (NdC) e de conteúdos relacionados às áreas de Evolução, Ecologia e Zoologia, dentro de uma abordagem crítica e interdisciplinar.

Palavras-chave : Ensino de biologia; Ensino de ciências; Material didático; Filme documentário; Natureza da ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )