SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de BiologiaAs Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MENDONCA, Paula Cristina Cardoso. De que Conhecimento sobre Natureza da Ciência Estamos Falando?. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20003.  Epub 13-Abr-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200003.

Neste artigo apresentamos o que entendemos como um conhecimento amplo de Natureza da Ciência (NdC) levando em conta o objetivo do letramento científico para a Educação em Ciências. Esta discussão se mostra especialmente relevante porque há uma divergência de posicionamento na área. Podemos considerar como abordagem integrada de NdC para atingir tal finalidade: a análise pelos estudantes das práticas dos cientistas a partir do uso de estudos de caso da ciência, e a participação dos estudantes nas práticas científicas e a reflexão metacognitiva sobre os processos de justificação e validação do conhecimento. As duas situações são importantes porque capacitam a compreensão do trabalho dos cientistas em si, e o desenvolvimento do raciocínio científico ao aplicá-lo e analisá-lo em contexto. Este entendimento requer uma abordagem de NdC que não desvincula os processos científicos de seus produtos do conhecimento epistêmico envolvido na legitimação deles.

Palavras-chave : Natureza da ciência; Letramento; Educação científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )