SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Voices of Teachers-Researchers in the Field of Environmental Education on the National Common Curricular Base (BNCC): Early Childhood Education to Primary SchoolAn Analysis of the Constitution of Knowledge Related to the Teaching of Quantum Physics in an Undergraduate Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MILARE, Tathiane; RICHETTI, Graziela Piccoli  and  SILVA, Larissa Aparecida Rosendo da. Solução Mineral Milagrosa: um Tema para o Ensino de Química na Perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20005.  Epub May 13, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200005.

A solução mineral milagrosa (MMS em inglês) é uma mistura clorada que tem sido divulgada na internet como um medicamento capaz de curar diversas patologias sem oferecer efeitos colaterais. Entretanto, não há estudos científicos que indiquem as qualidades medicinais alegadas, e entidades de diversos países têm alertado sobre os riscos do uso da solução. Um dos objetivos do ensino de química é formar pessoas críticas, que saibam avaliar informações e possam reconhecer fake news. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as potencialidades do uso de situações reais, amplamente disseminadas redes sociais e outras plataformas virtuais, como é o caso do MMS, para o ensino de química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica.

Keywords : Ensino de química; Alfabetização científica; MMS; Fake news; Pseudociência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )