SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino FundamentalUma Análise da Constituição de Saberes Relativos ao Ensino de Física Quântica em um Curso de Licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MILARE, Tathiane; RICHETTI, Graziela Piccoli  e  SILVA, Larissa Aparecida Rosendo da. Solução Mineral Milagrosa: um Tema para o Ensino de Química na Perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20005.  Epub 13-Maio-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200005.

A solução mineral milagrosa (MMS em inglês) é uma mistura clorada que tem sido divulgada na internet como um medicamento capaz de curar diversas patologias sem oferecer efeitos colaterais. Entretanto, não há estudos científicos que indiquem as qualidades medicinais alegadas, e entidades de diversos países têm alertado sobre os riscos do uso da solução. Um dos objetivos do ensino de química é formar pessoas críticas, que saibam avaliar informações e possam reconhecer fake news. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as potencialidades do uso de situações reais, amplamente disseminadas redes sociais e outras plataformas virtuais, como é o caso do MMS, para o ensino de química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica.

Palavras-chave : Ensino de química; Alfabetização científica; MMS; Fake news; Pseudociência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )