SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Miracle Mineral Solution: a Thematic for Chemical Education in View of Technological Scientific LiteracyAn Overview on Researches on the Field of Education About the Moon and its Phases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ZANOTELLO, Marcelo  and  CAMARGO, Leiana. Uma Análise da Constituição de Saberes Relativos ao Ensino de Física Quântica em um Curso de Licenciatura. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20006.  Epub May 13, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200006.

Professores são profissionais em contínuo desenvolvimento, constituindo ao longo de sua trajetória pessoal e formativa determinados saberes que são mobilizados em sua prática. Nosso objetivo consiste em analisar indícios da constituição de saberes relativos ao ensino de física quântica por estudantes de um curso de licenciatura em física. A inserção da física quântica na educação básica tem sido objeto de estudos que indicam a pertinência de investigações sobre a formação inicial de professores de física, considerando que esta deve propiciar oportunidades para que os envolvidos expressem suas concepções, dificuldades conceituais e discutam sobre estratégias e recursos didáticos. Com base na caracterização de Tardif para os saberes docentes, realizamos uma análise discursiva de entrevistas em profundidade com dois estudantes utilizando pressupostos da análise do discurso francesa. Propomos uma categorização de aspectos relativos a esses saberes, evidenciando suas constituições com posicionamentos críticos dos estudantes sobre conceitos da física quântica e seu ensino.

Keywords : Ensino de física; Física quântica; Análise do discurso; Formação inicial de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )