SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26An Analysis of the Constitution of Knowledge Related to the Teaching of Quantum Physics in an Undergraduate CourseWebquest x Webexercises: an Analysis of Productions of the Institutional Scholarships Program of Teaching Initiation (PIBID) Trainees Using Bloom Digital Taxonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GONCALVES, Paula Cristina da Silva  and  BRETONES, Paulo Sérgio. Um Panorama de Pesquisas do Campo da Educação Sobre a Lua e suas Fases. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20007.  Epub May 13, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200007.

Apresentamos um panorama de pesquisas sobre a Lua e suas fases a partir de teses, dissertações, artigos publicados em periódicos, e trabalhos apresentados em eventos relacionados ao ensino e à Educação em Astronomia nacionais. Neste levantamento buscou-se verificar as produções, organizá-las e analisá-las especialmente em relação ao nível escolar destinado e ao foco temático, com ênfase sobre os recursos didáticos, e conteúdo e método. Tal levantamento possibilitou identificar as produções referentes ao tema e conhecer algumas tendências e lacunas da pesquisa a partir de três diferentes tipos de publicações de trabalhos acadêmicos. Os dados mostram que Lua e suas fases são temas bastante abordados, com a maior parte dos trabalhos concentrados no Ensino Fundamental, especialmente nos Anos Finais, e que Conteúdo e Método é o foco com maior incidência. Pretende-se, assim, colaborar com a divulgação de tais pesquisas, discutir sobre seus resultados e indicar possibilidades para futuras pesquisas.

Keywords : Pesquisa bibliográfica; Fases da lua; Educação em astronomia; Ensino de astronomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )