SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Uma Análise da Constituição de Saberes Relativos ao Ensino de Física Quântica em um Curso de LicenciaturaWebquest x Webexercises: Uma Análise das Produções de Estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química Utilizando a Taxonomia Digital de Bloom índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GONCALVES, Paula Cristina da Silva  e  BRETONES, Paulo Sérgio. Um Panorama de Pesquisas do Campo da Educação Sobre a Lua e suas Fases. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20007.  Epub 13-Maio-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200007.

Apresentamos um panorama de pesquisas sobre a Lua e suas fases a partir de teses, dissertações, artigos publicados em periódicos, e trabalhos apresentados em eventos relacionados ao ensino e à Educação em Astronomia nacionais. Neste levantamento buscou-se verificar as produções, organizá-las e analisá-las especialmente em relação ao nível escolar destinado e ao foco temático, com ênfase sobre os recursos didáticos, e conteúdo e método. Tal levantamento possibilitou identificar as produções referentes ao tema e conhecer algumas tendências e lacunas da pesquisa a partir de três diferentes tipos de publicações de trabalhos acadêmicos. Os dados mostram que Lua e suas fases são temas bastante abordados, com a maior parte dos trabalhos concentrados no Ensino Fundamental, especialmente nos Anos Finais, e que Conteúdo e Método é o foco com maior incidência. Pretende-se, assim, colaborar com a divulgação de tais pesquisas, discutir sobre seus resultados e indicar possibilidades para futuras pesquisas.

Palavras-chave : Pesquisa bibliográfica; Fases da lua; Educação em astronomia; Ensino de astronomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )