SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26An Overview on Researches on the Field of Education About the Moon and its PhasesAnalysis of Skills and Attitudes in the Critical Meaningful Learning on Physical Phenomena in Primary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FARAUM JUNIOR, David Pereira  and  CIRINO, Marcelo Maia. Webquest x Webexercises: Uma Análise das Produções de Estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química Utilizando a Taxonomia Digital de Bloom. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20008.  Epub May 13, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200008.

A WebQuest é uma atividade didática que utiliza qualquer artefato tecnológico com acesso à internet para a resolução de uma tarefa que suscite análise, síntese, avaliação e julgamento, que são habilidades cognitivas de ordem superior. Porém, estudos recentes mostram que a maioria dos autores falha exatamente neste componente, criando tarefas fáceis no formato de folhas de exercícios, denominadas de WebExercises. Esta pesquisa teve por objetivo analisar, utilizando a Taxonomia Digital de Bloom, as tarefas das WebQuests (WQs) criadas por dois grupos de estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química de uma universidade estadual do Estado do Paraná, para identificar os níveis de aprendizagem do domínio cognitivo atingidos por essas tarefas. Os resultados obtidos indicaram que as tarefas das WQs produzidas pelos pibidianos não alcançaram os níveis taxonômicos de habilidades de pensamento de ordem superior, portanto são classificadas como WebExercises.

Keywords : WebQuest; WebExercises; Ensino de química; Taxonomia digital de Bloom; Formação inicial de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )