SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Um Panorama de Pesquisas do Campo da Educação Sobre a Lua e suas FasesAnálise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

FARAUM JUNIOR, David Pereira  e  CIRINO, Marcelo Maia. Webquest x Webexercises: Uma Análise das Produções de Estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química Utilizando a Taxonomia Digital de Bloom. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20008.  Epub 13-Maio-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200008.

A WebQuest é uma atividade didática que utiliza qualquer artefato tecnológico com acesso à internet para a resolução de uma tarefa que suscite análise, síntese, avaliação e julgamento, que são habilidades cognitivas de ordem superior. Porém, estudos recentes mostram que a maioria dos autores falha exatamente neste componente, criando tarefas fáceis no formato de folhas de exercícios, denominadas de WebExercises. Esta pesquisa teve por objetivo analisar, utilizando a Taxonomia Digital de Bloom, as tarefas das WebQuests (WQs) criadas por dois grupos de estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química de uma universidade estadual do Estado do Paraná, para identificar os níveis de aprendizagem do domínio cognitivo atingidos por essas tarefas. Os resultados obtidos indicaram que as tarefas das WQs produzidas pelos pibidianos não alcançaram os níveis taxonômicos de habilidades de pensamento de ordem superior, portanto são classificadas como WebExercises.

Palavras-chave : WebQuest; WebExercises; Ensino de química; Taxonomia digital de Bloom; Formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )