SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Webquest x Webexercises: an Analysis of Productions of the Institutional Scholarships Program of Teaching Initiation (PIBID) Trainees Using Bloom Digital TaxonomyJustification in True/False Questions Given by Future Mathematics Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MAGALHAES, Arthur Philipe Cândido; VILLAGRA, Jesus Angel Meneses  and  GRECA, Ileana María. Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20009.  Epub May 25, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200009.

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento realizada nas séries iniciais cujo propósito é analisar o desempenho dos estudantes quanto às habilidades e atitudes desenvolvidas durante o estudo do conceito de calor e seus efeitos para produzir mudanças de estados nas substâncias. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-explicativo, adotando como procedimento o estudo de caso. Foram coletados dados sobre habilidades e conhecimentos científicos desenvolvidos pelos estudantes do terceiro ano, nas diferentes etapas da Metodologia da Indagação utilizada, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Crítica Significativa. Os resultados mostram evidências de que as atividades dessa metodologia possibilitam maior motivação e interesse para o estudo da ciência, expansão do vocabulário científico da criança, aquisição de novos conceitos, além de favorecer as possibilidades de interação social, o uso de questionamento e a compreensão de alguns procedimentos necessários em pesquisa científica.

Keywords : Ensino de física; Calor; Ensino das séries iniciais; Aprendizagem significativa crítica; Metodologia da indagação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )