SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Analysis of Skills and Attitudes in the Critical Meaningful Learning on Physical Phenomena in Primary SchoolFor the Sake of Scientific Realism in Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VIEIRA, William; SOUZA, Vera Helena Giusti de  and  IMAFUKU, Roberto Seidi. Sobre Justificativas em Questões do Tipo Verdadeiro/Falso de Estudantes de Licenciatura em Matemática. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20010.  Epub May 25, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200010.

Analisam-se as justificativas dadas por um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática em questões sobre sequências numéricas, do tipo Verdadeiro / Falso, ao final das disciplinas Sequências e Séries (6º semestre) e Introdução à Análise Real (8º semestre). Entrevistas semiestruturadas com docentes dessas disciplinas e a leitura de pesquisas na área orientaram a elaboração das questões propostas aos participantes e as entrevistas semiestruturadas com três deles, nos dois momentos da investigação. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais, as noções de aspecto intuitivo-numérico e de aspecto lógico-formal e o desenvolvimento de processos do Pensamento Matemático Avançado são as ideias teóricas que embasaram as análises dos protocolos e das entrevistas realizadas. Essas análises revelam percepções equivocadas dos participantes sobre a elaboração de justificativas em Matemática e a maioria deles, ao final da disciplina Introdução à Análise Real, continuou apresentando exemplos particulares para justificar afirmações que classificaram como verdadeiras.

Keywords : Eduacação matemática; Pensamento matemático; Formação inicial de professores; Lógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )