Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
ARTHURY, Luiz Henrique Martins and GARCIA, João Otavio. Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20011. Epub May 25, 2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200011.
Diante de exemplos atuais de atitudes anticientíficas com resultados perniciosos à saúde pública, buscamos problematizar o ensino de ciências em moldes sociologistas que, embora enfatizem aspectos relevantes da atividade científica, são limitados e enviesados. Ilustrando alguns episódios do desenvolvimento da ciência que atestam uma franca correlação entre as teorias científicas e uma realidade subjacente, procuramos enfrentar algumas aproximações típicas do pensamento relativista para chamar a atenção para aspectos da objetividade científica pouco abordados no ensino de ciências. Objetivamos, com isso, contribuir com a prática docente dos professores interessados em questões sobre a objetividade científica e os usos e abusos que se faz dos preceitos científicos em contextos duvidosos, para que complementem sua própria posição a respeito.
Keywords : Eduação científica; Realismo científico; Objetividade científica; Relativismo; Pseudiciência.