SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Justification in True/False Questions Given by Future Mathematics TeachersProposal for Praxeological Analysis of Chemistry Notions in Official Documents and Textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ARTHURY, Luiz Henrique Martins  and  GARCIA, João Otavio. Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20011.  Epub May 25, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200011.

Diante de exemplos atuais de atitudes anticientíficas com resultados perniciosos à saúde pública, buscamos problematizar o ensino de ciências em moldes sociologistas que, embora enfatizem aspectos relevantes da atividade científica, são limitados e enviesados. Ilustrando alguns episódios do desenvolvimento da ciência que atestam uma franca correlação entre as teorias científicas e uma realidade subjacente, procuramos enfrentar algumas aproximações típicas do pensamento relativista para chamar a atenção para aspectos da objetividade científica pouco abordados no ensino de ciências. Objetivamos, com isso, contribuir com a prática docente dos professores interessados em questões sobre a objetividade científica e os usos e abusos que se faz dos preceitos científicos em contextos duvidosos, para que complementem sua própria posição a respeito.

Keywords : Eduação científica; Realismo científico; Objetividade científica; Relativismo; Pseudiciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )