SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Sobre Justificativas em Questões do Tipo Verdadeiro/Falso de Estudantes de Licenciatura em MatemáticaProposta de Análise Praxeológica de Noções de Química em Documentos Oficiais e Livros Didáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ARTHURY, Luiz Henrique Martins  e  GARCIA, João Otavio. Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20011.  Epub 25-Maio-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200011.

Diante de exemplos atuais de atitudes anticientíficas com resultados perniciosos à saúde pública, buscamos problematizar o ensino de ciências em moldes sociologistas que, embora enfatizem aspectos relevantes da atividade científica, são limitados e enviesados. Ilustrando alguns episódios do desenvolvimento da ciência que atestam uma franca correlação entre as teorias científicas e uma realidade subjacente, procuramos enfrentar algumas aproximações típicas do pensamento relativista para chamar a atenção para aspectos da objetividade científica pouco abordados no ensino de ciências. Objetivamos, com isso, contribuir com a prática docente dos professores interessados em questões sobre a objetividade científica e os usos e abusos que se faz dos preceitos científicos em contextos duvidosos, para que complementem sua própria posição a respeito.

Palavras-chave : Eduação científica; Realismo científico; Objetividade científica; Relativismo; Pseudiciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )