SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Proposta de Análise Praxeológica de Noções de Química em Documentos Oficiais e Livros DidáticosPensamento Sistêmico em Educação e a Perspectiva do Ensino Situado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

NEVES, Fagner Henrique Guedes  e  QUEIROZ, Paulo Pires de. O Ensino de Ciências e a Saúde: por uma Docência Intercultural e Crítico-Reflexiva na Escola Básica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20013.  Epub 25-Maio-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200013.

O artigo relata o andamento de uma investigação sobre confluências entre uma perspectiva holística da saúde, a interculturalidade e a formação do professor de Ciências do ensino fundamental. A pesquisa buscou analisar os impactos de dinâmicas dialógicas e práticas pedagógicas interculturais nas impressões de licenciandos e professores da escola básica sobre a saúde e a educação intercultural. Utilizou-se uma metodologia participativa que permitiu planejar, experimentar e avaliar coletivamente práticas pedagógicas interculturais numa rede municipal de ensino da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O empreendimento tem favorecido reflexões críticas sobre os instrumentos e as finalidades da docência emancipatória, identificando uma significativa influência da interculturalidade na construção de conceitos e condutas voltadas à saúde física, mental e social. A análise pontua, ainda, que a proposta não pode ser limitada a escalas pontuais ou a momentos episódicos na esfera escolar, devendo ser cultivada diariamente na formação e na carreira docente.

Palavras-chave : Educação em saúde; Interculturalidade; Reflexividade crítica; Escola básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )