SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Science Education and Health: Towards an Intercultural and Critical Reflective Teaching at SchoolThe Role of Demography in the Transition to Sustainable Societies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PISCHETOLA, Magda  and  MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Pensamento Sistêmico em Educação e a Perspectiva do Ensino Situado. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20015.  Epub June 05, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200015.

Como a complexidade da crise escolar pode ser enfrentada? Como um modelo estático e fechado de conhecimento pode ser superado em favor da abertura, da flexibilidade, da pluralidade e da mudança? Como podemos oferecer soluções não simples para um problema complexo? Neste artigo apresentamos alguns caminhos a seguir na busca de respostas para essas perguntas. A primeira proposta é superarmos a relação dualística entre sujeito e meio ambiente, considerando ambos como parte de um único ecossistema, com base na simbiose entre os respectivos elementos. A segunda proposta é desviar o olhar do ecossistema através de uma abordagem ecológica, para perceber a imersão do sujeito no respectivo ambiente. Por fim, propomos aprofundar as relações existentes no ecossistema, para entender sua estrutura interconectada. Concluindo, abordamos o conceito de ensino situado, como uma aplicação prática das reflexões apresentadas.

Keywords : Pensamento sistêmico; Ecossistema; Meio ambiente escolar; Ensino situado.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )