SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O Ensino de Ciências e a Saúde: por uma Docência Intercultural e Crítico-Reflexiva na Escola BásicaThe Role of Demography in the Transition to Sustainable Societies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PISCHETOLA, Magda  e  MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Pensamento Sistêmico em Educação e a Perspectiva do Ensino Situado. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20015.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200015.

Como a complexidade da crise escolar pode ser enfrentada? Como um modelo estático e fechado de conhecimento pode ser superado em favor da abertura, da flexibilidade, da pluralidade e da mudança? Como podemos oferecer soluções não simples para um problema complexo? Neste artigo apresentamos alguns caminhos a seguir na busca de respostas para essas perguntas. A primeira proposta é superarmos a relação dualística entre sujeito e meio ambiente, considerando ambos como parte de um único ecossistema, com base na simbiose entre os respectivos elementos. A segunda proposta é desviar o olhar do ecossistema através de uma abordagem ecológica, para perceber a imersão do sujeito no respectivo ambiente. Por fim, propomos aprofundar as relações existentes no ecossistema, para entender sua estrutura interconectada. Concluindo, abordamos o conceito de ensino situado, como uma aplicação prática das reflexões apresentadas.

Palavras-chave : Pensamento sistêmico; Ecossistema; Meio ambiente escolar; Ensino situado.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )