SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Role of Demography in the Transition to Sustainable SocietiesStructural Characterization of Kekulé’s Benzene: an Example of Creativity and Heuristics in the Construction of Chemical Knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira  and  ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20018.  Epub June 18, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200018.

A linha tênue que separa o fato da ficção está cada vez mais dissimulada, criando realidades paralelas que turvam a visão da sociedade. O atual ensaio sobre cegueira saramaguiana reapresenta-se com o auxílio da velocidade de um simples toque na tela nas mídias sociais. Nesse sentido, o presente artigo explora a compreensão de quais elementos influenciam na credibilidade das fake news científicas. Os principais conceitos para elucidar essa questão são a percepção e a persuasão. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 232 sujeitos por intermédio de um questionário on-line. Os resultados obtidos demonstram que a renda familiar, a escolaridade e a articulação do discurso persuasivo são elementos essenciais para a credibilidade das fake news.

Keywords : Fake news; Mídias sociais; Divulgação científica; Educação científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )