SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Papel de la Demografía en la Transición a Sociedades SosteniblesLa Caracterización Estructural del Benceno de Kekulé: un Ejemplo de Creatividad y Heurística en la Construcción del Conocimiento Químico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira  y  ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20018.  Epub 18-Jun-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200018.

A linha tênue que separa o fato da ficção está cada vez mais dissimulada, criando realidades paralelas que turvam a visão da sociedade. O atual ensaio sobre cegueira saramaguiana reapresenta-se com o auxílio da velocidade de um simples toque na tela nas mídias sociais. Nesse sentido, o presente artigo explora a compreensão de quais elementos influenciam na credibilidade das fake news científicas. Os principais conceitos para elucidar essa questão são a percepção e a persuasão. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 232 sujeitos por intermédio de um questionário on-line. Os resultados obtidos demonstram que a renda familiar, a escolaridade e a articulação do discurso persuasivo são elementos essenciais para a credibilidade das fake news.

Palabras clave : Fake news; Mídias sociais; Divulgação científica; Educação científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )