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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira  e  ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20018.  Epub 18-Jun-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200018.

A linha tênue que separa o fato da ficção está cada vez mais dissimulada, criando realidades paralelas que turvam a visão da sociedade. O atual ensaio sobre cegueira saramaguiana reapresenta-se com o auxílio da velocidade de um simples toque na tela nas mídias sociais. Nesse sentido, o presente artigo explora a compreensão de quais elementos influenciam na credibilidade das fake news científicas. Os principais conceitos para elucidar essa questão são a percepção e a persuasão. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 232 sujeitos por intermédio de um questionário on-line. Os resultados obtidos demonstram que a renda familiar, a escolaridade e a articulação do discurso persuasivo são elementos essenciais para a credibilidade das fake news.

Palavras-chave : Fake news; Mídias sociais; Divulgação científica; Educação científica.

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