SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26La Caracterización Estructural del Benceno de Kekulé: un Ejemplo de Creatividad y Heurística en la Construcción del Conocimiento QuímicoEnsino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

REBEQUE, Paulo Vinícius; OSTERMANN, Fernanda  e  VISEU, Sofia. A Nova Gestão Pública no Contexto da Formação Continuada de Professores: o Caso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20022.  Epub 02-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200022.

Neste artigo analisamos os processos de criação e expansão dos Mestrados Profissionais em Ensino, cursos stricto sensu de formação continuada de professores, no contexto da Nova Gestão Pública. Em especial, tecemos investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física criado em 2013 sob coordenação da Sociedade Brasileira de Física. Com isso, colocamos em evidência a organização administrativa e as práticas pedagógicas pré-determinadas do Mestrado Profissional e seu alinhamento aos princípios da Nova Gestão Pública, isto é, da adoção de uma lógica empresarial para a formação continuada de professores. Por fim, com base nos números referentes ao êxito acadêmico das três primeiras turmas, tecemos reflexões, por um lado, sobre o alcance da formação em larga escala que este programa tem atingido e, por outro lado, sobre possíveis caminhos de abertura administrativa não necessariamente alinhada à nova gestão pública.

Palavras-chave : Mestrado profissional; Ensino de física; Curso de pós-graduação; Gestão pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )