SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The New Public Management Policy in the Context of Continuing Teacher Education: the Case of the National Professional Master's Degree in Physics TeachingEthnomathematics and Early Childhood Education: What's Out There in the Universe? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LAYOUN, Barbara Rodrigues  and  ZANON, Angela Maria. Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20023.  Epub July 02, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200023.

A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos.

Keywords : Conceito científico; Manejo ecológico; Ensino de geografia; Ensino fundamental; Sequência didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )