SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Teaching and Investigation of the Concept of Erosion in Elementary School from a Historical-Cultural Approach to the Process of Concept FormationFrailty in the Teaching of Meiosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MONTEIRO, Sabrina; GIONGO, Ieda Maria  and  SILVA, Jacqueline Silva da. Etnomatemática e Educação Infantil: O que Tem no Universo?. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20024.  Epub July 02, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200024.

Este artigo apresenta-se como parte de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo analisar uma situação de aprendizagem efetivada com crianças de quatro e cinco anos de uma escola de Educação Infantil, do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A situação foi adaptada de uma proposta de Longhini, O Universo representado em uma caixa, considerada uma introdução para o Ensino de Astronomia. Com aproximações etnográficas, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Os dados coletados foram apreciados através da Análise Textual Discursiva e indicaram que, por meio das reflexões entre os achados, comparações estabelecidas entre as crianças entre suas construções mostram que elas possuem diversas ideias iniciais sobre o universo, porém diferentes.

Keywords : Etnomatemática; Educação infantil; Sistema solar; Ensino da astronomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )