SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de ConceitosA Fragilidade do Ensino da Meiose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MONTEIRO, Sabrina; GIONGO, Ieda Maria  e  SILVA, Jacqueline Silva da. Etnomatemática e Educação Infantil: O que Tem no Universo?. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20024.  Epub 02-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200024.

Este artigo apresenta-se como parte de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo analisar uma situação de aprendizagem efetivada com crianças de quatro e cinco anos de uma escola de Educação Infantil, do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A situação foi adaptada de uma proposta de Longhini, O Universo representado em uma caixa, considerada uma introdução para o Ensino de Astronomia. Com aproximações etnográficas, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Os dados coletados foram apreciados através da Análise Textual Discursiva e indicaram que, por meio das reflexões entre os achados, comparações estabelecidas entre as crianças entre suas construções mostram que elas possuem diversas ideias iniciais sobre o universo, porém diferentes.

Palavras-chave : Etnomatemática; Educação infantil; Sistema solar; Ensino da astronomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )