SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Ethnomathematics and Early Childhood Education: What's Out There in the Universe?A Process of Modeling the Cell Membrane in Biology Teacher Training at University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTIAGO, Sônia Aparecida  and  CARVALHO, Hernandes Faustino de. A Fragilidade do Ensino da Meiose. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20025.  Epub July 02, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200025.

Além de exigir enorme abstração, o ensino da Biologia Celular envolve temas complexos como a meiose. As implicações para o aprendizado são imensas, pois vários conteúdos de outras disciplinas, assim como aplicações tecnológicas, dependem desse conhecimento. Utilizamos dois instrumentos de avaliação para mapear o aprendizado da meiose em quatro cursos de graduação. O primeiro foi idealizado para medir o nível de conhecimento que os alunos trazem do Ensino Médio e o segundo, para avaliar o aprofundamento do aprendizado que acontece com a aula de meiose nos quatro cursos. Os dois instrumentos de avaliação revelam diferenças marcantes entre os diferentes cursos e apontam dificuldades associadas ao aprendizado da meiose, convergindo a aspectos relevantes que podem auxiliar na exploração dos conteúdos em aulas, como a quantificação da variabilidade gênica, não compreendida pela grande maioria dos alunos.

Keywords : Meiose; Ensino-aprendizagem; Fragilidade no ensino; Ensino superior; Instrumentos de avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )