SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Etnomatemática e Educação Infantil: O que Tem no Universo?Un Proceso de Modelización de la Membrana Celular en la Formación del Profesorado en Biología en la Universidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTIAGO, Sônia Aparecida  e  CARVALHO, Hernandes Faustino de. A Fragilidade do Ensino da Meiose. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20025.  Epub 02-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200025.

Além de exigir enorme abstração, o ensino da Biologia Celular envolve temas complexos como a meiose. As implicações para o aprendizado são imensas, pois vários conteúdos de outras disciplinas, assim como aplicações tecnológicas, dependem desse conhecimento. Utilizamos dois instrumentos de avaliação para mapear o aprendizado da meiose em quatro cursos de graduação. O primeiro foi idealizado para medir o nível de conhecimento que os alunos trazem do Ensino Médio e o segundo, para avaliar o aprofundamento do aprendizado que acontece com a aula de meiose nos quatro cursos. Os dois instrumentos de avaliação revelam diferenças marcantes entre os diferentes cursos e apontam dificuldades associadas ao aprendizado da meiose, convergindo a aspectos relevantes que podem auxiliar na exploração dos conteúdos em aulas, como a quantificação da variabilidade gênica, não compreendida pela grande maioria dos alunos.

Palavras-chave : Meiose; Ensino-aprendizagem; Fragilidade no ensino; Ensino superior; Instrumentos de avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )