SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A Proposal to Implement Formative Assessment in High SchoolExperts and the Professional Knowledge of the Teacher who Teaches Mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SANTOS, Mayara de Carvalho; ALMEIDA, Larissa Rocha  and  SANTOS FILHO, Pedro Faria dos. O Ensino Contextualizado de Interações Intermoleculares a partir da Temática dos Adoçantes. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20028.  Epub July 08, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200028.

As discussões sobre as mudanças necessárias nos livros já são há muito conhecidas. Contudo, essa mudança não pode ser feita de uma hora para outra; é preciso que, aos poucos, novos materiais auxiliares sejam produzidos para ajudar nesse processo de transição entre modelos de livros. Em vista disso, construímos uma Unidade Didática Temática Contextualizada, que visa auxiliar o professor no ensino de Interações Intermoleculares a partir do processo de percepção do sabor doce. O presente artigo analisa os resultados da aplicação dessa unidade em uma disciplina de química para a graduação. Os resultados mostram que os alunos não só aprenderam os conceitos químicos, mas que utilizaram o fenômeno do sabor doce para explicá-los. Além disso, os alunos aprenderam algumas características da ligação hidrogênio, comumente ignorada nos livros didáticos. Concluímos que a contextualização realmente ocorreu e atuou como uma abordagem efetiva no processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : Ensino e aprendizagem; Ensino superior; Ensino de química; Livro didático; Contextualização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )