SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Contextualized Teaching of Intermolecular Interactions based on the Topic of SweetenersA Survey of High School Students' Perceptions about Environmental Challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MORAIS, Rosilda dos Santos  and  VALENTE, Wagner Rodrigues. Os Experts e o Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20029.  Epub July 08, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200029.

O objetivo deste artigo é trazer contribuições à pesquisa que investiga a temática expertise, experts e a produção de saberes na formação de professores e no ensino. Discute-se os conceitos expertise e experts em educação visando melhor situar esses conceitos e sua pesquisa. Além disso, foi realizada análise no artigo ‘Matemática: uma escolha anunciada de estudos e vida’, buscando responder à seguinte interrogação: qual teria sido o papel de experts na elaboração do saber profissional do professor que ensina matemática? Os dados são indicativos de que a autora do artigo, considerada neste texto como expert, produziu saberes no campo pedagógico a partir da elaboração dos ‘Guias curriculares para o ensino de 1º grau’.

Keywords : Ensino de matemática; Expertise; História da educação matemática; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )