SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O Ensino Contextualizado de Interações Intermoleculares a partir da Temática dos AdoçantesPesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MORAIS, Rosilda dos Santos  y  VALENTE, Wagner Rodrigues. Os Experts e o Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20029.  Epub 08-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200029.

O objetivo deste artigo é trazer contribuições à pesquisa que investiga a temática expertise, experts e a produção de saberes na formação de professores e no ensino. Discute-se os conceitos expertise e experts em educação visando melhor situar esses conceitos e sua pesquisa. Além disso, foi realizada análise no artigo ‘Matemática: uma escolha anunciada de estudos e vida’, buscando responder à seguinte interrogação: qual teria sido o papel de experts na elaboração do saber profissional do professor que ensina matemática? Os dados são indicativos de que a autora do artigo, considerada neste texto como expert, produziu saberes no campo pedagógico a partir da elaboração dos ‘Guias curriculares para o ensino de 1º grau’.

Palabras clave : Ensino de matemática; Expertise; História da educação matemática; Formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )