SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A Survey of High School Students' Perceptions about Environmental ChallengesThe Integration of Students from the Outskirts into the Physics Program: institutional reasons for dropout according to social background author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ALVES, Marcelo Neves  and  PAIXAO, Joana Fidelis da. Investigação de Sequências Didáticas para o Ensino de Agroecologia. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20021.  Epub July 15, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200021.

Nesta pesquisa foram elaboradas, testadas e avaliadas em sala de aula, duas sequências didáticas destinadas ao ensino de Agroecologia. Preparadas com base na abordagem de Design Research, os planos de aula incluíram uso de textos com informações de base científica, contextualização dos conteúdos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem, entre outros. A intervenção mostrou efeitos positivos em relação aos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo quanto aos processos e linhas de produção agroecológica. Porém, alguns estudantes, ainda que tivessem que realizar pesquisas para legitimar suas opiniões, permaneceram resistentes às mudanças de entendimento, especialmente em relação às verdadeiras contribuições da Revolução Verde. Isso indica que os princípios de design utilizados devem dar mais foco para a reflexão e interpretação coletiva dos dados em sala de aula.

Keywords : Pesquisa da educação; Ensino médio; Agroecologia; Sequência de ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )