SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios AmbientaisA Integração dos Estudantes de Periferia no Curso de Física: razões institucionais da evasão segundo a origem social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ALVES, Marcelo Neves  y  PAIXAO, Joana Fidelis da. Investigação de Sequências Didáticas para o Ensino de Agroecologia. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20021.  Epub 15-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200021.

Nesta pesquisa foram elaboradas, testadas e avaliadas em sala de aula, duas sequências didáticas destinadas ao ensino de Agroecologia. Preparadas com base na abordagem de Design Research, os planos de aula incluíram uso de textos com informações de base científica, contextualização dos conteúdos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem, entre outros. A intervenção mostrou efeitos positivos em relação aos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo quanto aos processos e linhas de produção agroecológica. Porém, alguns estudantes, ainda que tivessem que realizar pesquisas para legitimar suas opiniões, permaneceram resistentes às mudanças de entendimento, especialmente em relação às verdadeiras contribuições da Revolução Verde. Isso indica que os princípios de design utilizados devem dar mais foco para a reflexão e interpretação coletiva dos dados em sala de aula.

Palabras clave : Pesquisa da educação; Ensino médio; Agroecologia; Sequência de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )