SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Investigação de Sequências Didáticas para o Ensino de AgroecologiaDesenvolvimento de Prática Formativa para o Letramento Digital Crítico e Investigação de seus Efeitos em um Grupo de Licenciandos em Química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LIMA JUNIOR, Paulo; FRAGA JUNIOR, Jailton Correia; ANDRADE, Vanessa Carvalho de  y  BERNARDINO, Pedro Rogério Pinheiro. A Integração dos Estudantes de Periferia no Curso de Física: razões institucionais da evasão segundo a origem social. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20030.  Epub 24-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200030.

A falta de integração acadêmica e social tem sido considerada importante para explicar as razões institucionais que produzem evasão. Neste artigo, investigamos as relações entre a integração dos estudantes do Instituto de Física da Universidade de Brasília e sua origem social. Um instrumento baseado no modelo de Tinto foi elaborado e aplicado a uma amostra representativa do corpo discente (n = 160). A evidência indica que: (1) entre os ingressantes, a ocorrência de motivação para a docência é independente da motivação para pesquisa; (2) os estudantes intelectualmente mais confiantes são os mesmos que reportam um convívio mais regular e agradável com os colegas; (3) os estudantes de periferia tendem a ser menos integrados social e academicamente, ainda que não existam diferenças motivacionais significativas entre eles e os estudantes mais privilegiados ao ingressar no curso. Em conjunto, os resultados recomendam um olhar mais sensível aos desdobramentos das diferenças sociais sobre as relações humanas nos Institutos de Física.

Palabras clave : Evasão escolar; Ensino superior; Classe social; Problemas socioeducacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )