SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Investigação de Sequências Didáticas para o Ensino de AgroecologiaDesenvolvimento de Prática Formativa para o Letramento Digital Crítico e Investigação de seus Efeitos em um Grupo de Licenciandos em Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

LIMA JUNIOR, Paulo; FRAGA JUNIOR, Jailton Correia; ANDRADE, Vanessa Carvalho de  e  BERNARDINO, Pedro Rogério Pinheiro. A Integração dos Estudantes de Periferia no Curso de Física: razões institucionais da evasão segundo a origem social. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20030.  Epub 24-Jul-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200030.

A falta de integração acadêmica e social tem sido considerada importante para explicar as razões institucionais que produzem evasão. Neste artigo, investigamos as relações entre a integração dos estudantes do Instituto de Física da Universidade de Brasília e sua origem social. Um instrumento baseado no modelo de Tinto foi elaborado e aplicado a uma amostra representativa do corpo discente (n = 160). A evidência indica que: (1) entre os ingressantes, a ocorrência de motivação para a docência é independente da motivação para pesquisa; (2) os estudantes intelectualmente mais confiantes são os mesmos que reportam um convívio mais regular e agradável com os colegas; (3) os estudantes de periferia tendem a ser menos integrados social e academicamente, ainda que não existam diferenças motivacionais significativas entre eles e os estudantes mais privilegiados ao ingressar no curso. Em conjunto, os resultados recomendam um olhar mais sensível aos desdobramentos das diferenças sociais sobre as relações humanas nos Institutos de Física.

Palavras-chave : Evasão escolar; Ensino superior; Classe social; Problemas socioeducacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )