SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Integration of Students from the Outskirts into the Physics Program: institutional reasons for dropout according to social backgroundThe Analysis of the Learning Objects Used in a Distance-Based, Technical Program in Environmental Studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Bianca Damas  and  PINHEIRO, Paulo César. Desenvolvimento de Prática Formativa para o Letramento Digital Crítico e Investigação de seus Efeitos em um Grupo de Licenciandos em Química. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20031.  Epub July 24, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200031.

Esta pesquisa aborda a investigação de uma intervenção didática sobre letramento digital realizada na formação inicial de professores de química. Os licenciandos interagiram com mídias digitais pré-selecionadas, antes e após a apresentação do modelo teórico adotado. O objetivo foi analisar os efeitos da intervenção para o letramento digital crítico e a pergunta de pesquisa definida foi: quais são os efeitos do modelo e que outros aspectos emergem da prática formativa proposta para o letramento digital crítico dos licenciandos? A intervenção gerou trocas, questionamentos, reflexões e autorreflexões sobre a abordagem das mídias e o modelo agiu como um suporte para aguçar a percepção de suas características operacionais, estruturais, estéticas e éticas, bem como desenvolveu a criticidade e promoveu processos de significação mais íntegros. Apesar de ter ajudado a organizar o conhecimento para o letramento digital, aumentando o interesse e guiando uma análise mais crítica, os licenciandos consideraram o modelo complexo.

Keywords : Letramento digital; Ensino superior; Formação docente; Prática formativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )