SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Development of a Formative Practice for Critical Digital Literacy and an Inquiry into its Effects within a Group of Pre-service Chemistry TeachersUmbundo in Science Teaching: Study Involving Students of the 5th Year in Angola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro  and  LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos. Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20032.  Epub July 24, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200032.

O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : Ensino a distância; Educação ambiental; Ambiente virtual de aprendizagem; Material didático digital; Objetos de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )