SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Analysis of the Learning Objects Used in a Distance-Based, Technical Program in Environmental StudiesPromoting the Formulation of Good Questions in Secondary Education Biology Classes: a pedagogical proposal based on problem situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

EDUARDO, José Alfredo  and  AMADOR, Filomena. O Umbundo e o Ensino das Ciências: Estudo Envolvendo Alunos da 5a Classe em Angola. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20033.  Epub Aug 24, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200033.

Este artigo aborda problemáticas relativas ao ensino das ciências numa das principais línguas nacionais de Angola, o umbundu, com incidência numa temática de particular importância, o ciclo hidrológico. O estudo foi realizado em zona rural da Província do Kuanza-Sul, englobando docentes, estudantes e formadores de professores. A investigação fez emergir um conjunto de problemáticas a necessitarem de ser debatidas e aprofundadas, nomeadamente no âmbito da língua de ensino das ciências, na própria formação de professores e na relação que é possível estabelecer entre ciência e saberes tradicionais nos primeiros anos do ensino primário.

Keywords : Ensino de ciências; Umbundo; Linguagem científica; Angola; Ciclo hidrológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )