SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a DistânciaPromoviendo la Formulación de Buenas Preguntas en la Clase de Biología en Secundaria: una propuesta didáctica a partir de situaciones problema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

EDUARDO, José Alfredo  y  AMADOR, Filomena. O Umbundo e o Ensino das Ciências: Estudo Envolvendo Alunos da 5a Classe em Angola. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20033.  Epub 24-Ago-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200033.

Este artigo aborda problemáticas relativas ao ensino das ciências numa das principais línguas nacionais de Angola, o umbundu, com incidência numa temática de particular importância, o ciclo hidrológico. O estudo foi realizado em zona rural da Província do Kuanza-Sul, englobando docentes, estudantes e formadores de professores. A investigação fez emergir um conjunto de problemáticas a necessitarem de ser debatidas e aprofundadas, nomeadamente no âmbito da língua de ensino das ciências, na própria formação de professores e na relação que é possível estabelecer entre ciência e saberes tradicionais nos primeiros anos do ensino primário.

Palabras clave : Ensino de ciências; Umbundo; Linguagem científica; Angola; Ciclo hidrológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )