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Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. O Agir Crítico em Nutrição na Atenção Primária à Saúde e suas Potencialidades à Luz da Concepção da Educação Popular. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20036.  Epub Sep 09, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200036.

Este trabalho busca evidenciar potencialidades do agir crítico em nutrição na Atenção Primária à Saúde diante de uma experiência de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional em ações comunitárias e de práticas de Educação Alimentar e Nutricional orientadas pela concepção da Educação Popular. O estudo considerou percepções de participantes da referida experiência. Formularam-se sínteses sobre o agir crítico em nutrição: (1) requer engajamento e compromisso com a realidade social; (2) é construído de forma compartilhada e participativa; (3) sua construção ocorre em meio ao conflito e ao enfrentamento do capitalismo; e (4) reorienta o fazer tradicional e reposiciona o trabalho em nutrição na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Por meio da educação popular, o trabalho na atenção primária à saúde pode construir práticas de educação alimentar e nutricional orientadas pelo diálogo acerca das estratégias para posicionar alimentação e nutrição de maneira coerente com a compreensão da saúde como qualidade de vida e bem viver.

Keywords : Educação alimentar; Programa de saúde; Nutrição em saúde pública. Educação popular.

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